Para a neuropsicopedagoga Lidiane Leite, os pais não devem limitar a aprendizagem e os estudos apenas pela internet e computador. “Recomendo aos pais que não podemos e não devemos limitar os momentos de estudos apenas no computador e na internet. É preciso usar as nossas funções executivas para elaborar atividades multisensoriais com intencionalidade para desenvolver habilidades visuais e auditivas, estimular as funções cognitivas e amadurecer as bases psicomotoras.”
Segundo Lidiane, os pais precisam aproveitar esse momento da quarentena para se aproximar mais dos filhos. ” Sugiro aos pais que na rotina que estão elaborando,separarem momentos familiares, para enaltecerem os vínculos afetivos e familiares. Aproveitarem que o ritmo diminuiu e estão em casa para ficarem alguns minutos brincando com as crianças.”
De acordo com a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, para desenvolver melhor o cérebro, os pais devem mudar o jogo ou mudar a forma de jogar.”Sempre nos cursos e nas palestras, alerto aos pais e professores que podem brincar com o mesmo jogo todo dia, não precisa mudar a brincadeira ou brinquedo. O que precisa fazer é incluir novas regras, mudar o cenário, ou seja brincar diferente. O nosso cérebro gosta de ser desafiado. Precisamos tirar as crianças da zona de conforto.”
“Para estimular mais ainda o nosso cérebro, é interessante criar uma rotina multisensorial. Trabalhar todos canais sensoriais, ampliando a percepção das crianças. Devemos trabalhar o tato, paladar e o olfato” finaliza Lidiane Leite.
Pensando em desenvolver as crianças fora da tecnologia, a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite separou algumas brincadeiras para fazer na quarentena.
01- Desembrulhar objetos com papel alumínio
A criança deve desembrulhar o brinquedo. No momento em que ela desembrulha o papel alumínio, ela está trabalhando a coordenação motora fina.
02 – Ache o par das meias iguais
Coloque 6 meias diferentes ( tamanho e cor ) misturadas. A criança vai ter que localizar as iguais e separar os pares. Essa brincadeira está trabalhando as habilidades visuais.
03- Circuito Maluco
A criança vai ter que fazer um circuito pelo ambiente. Nesse circuito, ela pode engatinhar, rastejar, saltar e rolar. Também pode passar por baixo da mesa, contornar cadeira e muito mais. O objetivo é trabalhar as bases psicomotoras da criança.
04- Amassando papel
Pegar todas as folhas já utilizadas, revistas e jornais velhos que têm em casa e pedir para que a criança amasse até fazer uma bola. Ela precisa encher a lata de lixo com muitas bolinhas. Amassar e rasgar papel fortalece os dedos e ajuda na coordenação motora fina. https://c2be9b682e882cdcc89cef08e5ec4967.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
05- Cadê o objeto?
Coloque 5 objetos em cima da mesa e peça para que ela olhe e grave os objetos. A criança fecha os olhos e você retira um objeto. A criança vai ter que descobrir qual objeto foi retirado.
06 – Que parte é essa ?
De olho fechado, a criança vai ficar sentada e você deverá tocar uma parte do corpo dela. Nesse momento ela vai ter que descobrir qual parte do corpo humano você tocou. A criança precisa ter noção do próprio corpo.
07- Que objeto é esse ?
Dentro de uma bolsa ou mochila coloque objetos e peça para que a criança descubra qual é o objeto, apenas tocando dentro da bolsa sem olhar e sem tirar de dentro da bolsa.
08 – Atividade Culinária
Leve a criança para cozinha e durante a realização de uma receita, faça ela sentir novos aromas e novos sabores. Cozinhe com ela, aproveite esse momento para trocar carinho e afeto.
09- Sequência de sons
Você vai fazer 3 sons e a criança com olhos fechados vai ter que memorizar. Depois ela vai abrir os olhos e terá que repetir a sequência. Exemplos de sons: Assoviar, bater palmas, bater panelas, balançar um molho de chave, abrir a porta do armário. Fazendo essa atividade você vai estimular as habilidades auditivas.
10 – Qual o nome do objeto?
Separe 05 objetos e peça para ela dizer o nome e para que serve. Criança precisa saber nomear os objetos. Essa brincadeira vai ajudar ampliar o vocabulário.
Fonte: 019 Agora